O porto de Valência vai estar ligado à região de Madrid por uma Auto-estrada ferroviária, a partir da Primavera de 2023.
A iniciativa é da Tramesa, que para o efeito vai adquirir 40 vagões-plataforma. num investimento de oito milhões de euros. O prazo de entrega é de dois anos, e daí que a AE ferroviária só arranque em 2023.
O serviço começará logo com cinco frequências semanais, entre o Terminal Ferroviário do Dique do Leste, em Valência, e o terminal de Abroñigal (depois, o de Vicalvaro, quando estiver operacional), em Madrid.
O mercado-alvo preferencial da nova AE ferroviária será, desde logo, os camiões provenientes de Itália e destinados à região de Madrid, e que chegam a Valência a bordo dos navios da Grimaldi. Daí a utilização do terminal ferroviário junto às instalações da companhia napolitana.
A capacidade de transporte em cada sentido será de 40 semi-reboques.
A Tramesa admite lançar novas AE ferroviárias em território espanhol. E a autoridade portuária aposta forte no desenvolvimento do comboio, para o que tem previsto investimentos de 240 milhões de euros em infra-estruturas ferroviárias, em Valência e em Sagunto. Para tal, contará com 51,5 milhões de euros da “bazuca” europeia.
Anualmente, cerca de 4 000 comboios (80 por semana) entram ou saem do porto de Valência.
Aí está a resposta fulgurante do porto de Valência à nossa ligação ferroviária Elvas – porto de Sines. Com1 enorme diferença : a nova ligação ferroviária Madrid – porto de Valência ficará operacional em 2023 e a nossa em 2030 !? assim se vê a força económica de Espanha e a fraqueza económica de Portugal. Acorda António Costa, vergonha