A auto-estrada (AE) ferroviária entre o porto de Valência e Madrid deverá arrancar em Julho próximo, com uma ligação diária.
Se tudo correr como previsto agora, em Julho as locomotivas da Medway começarão a traccionar os vagões da Tramesa, carregados com os semi-reboques P400 da Transitalia, entre o porto de Valência e o terminal de Abroñigal, em Madrid.
Neste momento, e durante as próximas semanas, ultima-se a montagem do pórtico que há-de movimentar os semi-reboques no terminal do Dique del Este, em Valência, e fazem-se testes no terminal de Madrid.
A cada viagem deverão ser transportados 40 semi-reboques em 20 vagões-plataforma. Num ano poderão ser assim retirados das estradas cerca de dez mil camiões.
Na prática, a AE ferroviária funcionará como uma extensão da AE marítima que a Transitalia mantém entre Valência e Itália, utilizando para o efeito os navios da Grimaldi.
Para 2025, recorde-se, está pré-anunciada uma outra AE ferroviária, essa a ligar o porto de Valência e o Entroncamento, também com tracção da Medway.