Maio de 2024 é o novo prazo para o início das operações da AE ferroviária entre Valência e Madrid, que junta a Tramesa e a Transitalia, com a Medway a garantir a tracção.
A AE ferroviária Valência – Tramesa dá mais um passo para o arranque das operações com a chegada ao porto de Valência dos componentes do pórtico de parque que será instalado no terminal rodo-ferroviário do Dique do Leste para a carga / descarga dos semi-rebioques nos vagões plataforma.
O novo equipamento, que estará equipado com sensores para medir o gabarit dos conjuntos vagão / semi-reboque, representou um investimento de dois milhões de euros.
Para Março os promotores da AE ferroviária esperam a chegada dos primeiros vagões – plataforma. A Tramesa comprou 35 vagões T4000 à Tatravagonka, por dez milhões de euros, e alugou 20 outros à Wascosa. E mais chegarão à medida das necessidades, garante-se.
O início das operações entre o porto de Valência e o terminal de Abroñigal, em Madrid, está agora previsto para Maio. Cada composição integrará 20 vagões duplos, podendo transportar um total de 40 semi-reboques em cada sentido.
O objectivo assumido é chegar às circulações diárias em ambos os sentidos e retirar das estradas cerca de 18 mil camiões/ano. No essencial, a oferta complementará o transporte marítimo de semi-reboques assegurado pela Grimaldi entre Itália e Espanha.
Nos primeiros três anos, já se sabe, a tracção das composições será assegurada pela Medway, que fará o mesmo cm a AE ferroviária que a Tramesa pretende lançar para Portugal em 2025.