A primeira viagem oficial da AE ferroviária entre o Porto de Valência e Madrid está marcada para a próxima segunda-feira, 22, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Após várias viagens de teste bem sucedidas entre o terminal do Dique de Leste, no porto de Valência, e o terminal de Abroñigal, em Madrid, a Tramesa e a TrasItalia terão tudo a postos para o arranque da AE ferroviária, a primeira exclusivamente em território espanhol.
O novo serviço complementará a auto-estrada marítima que a Grimaldi opera entre Itália e Valência. Na prática, tratar-se-á de encaminhar por comboio de/para o centro da Península, os semi-reboques que cruzam o Mediterrâneo. Também por isso, os horários dos dois serviços estarão coordenados.
Para operacionalizar a nova oferta, a Tramesa adquiriu 35 vagões T4000 (e alugou outros 20 no mercado) e a TransItalia investiu em semi-reboques P400. A Medway assegurará a tracção.
Cada composição contará 20 vagões duplos, que poderão transportar um total de 40 semi-reboques. O plano de negócios prevê a realização de quatro viagens por semana em cada sentido, mas isso não deverá acontecer no imediato.
Com esta auto-estrada ferroviária os promotores projectam retirar das estradas espanholas cerca de 18 mil camiões/ano. Para isso contam também com os incentivos que o governo de Madrid atribui à transferência modal das cargas, da rodovia para a ferrovia.
A viagem prevista para segunda-feira é o corolário de cinco anos de trabalho, que envolveu, desde logo, a Tramesa e a TransItalia, mas também a autoridade portuária de Valência, a Adif o governo espanhol, e, mais recentemente, a Medway.
Entretanto, os promotores mantêm a intenção de estender a AE ferroviária a Portugal, até ao Entroncamento, assim sejam resolvidos os constrangimentos existentes na infra-estrutura. Em Junho do ano passado, Tramesa e Infraestruturas de Portugal assinaram um protocolo nesse sentido…
Este investimento é fundamental para o governo da AD não deixar sair de Portugal para Espanha a MEDWAY (EX-CP CARGA). É o momento com mais importancia para o crescimento económico e a Norte a construção da nova central ferroviária que a MEDWAY aguarda há 10 anos para ajudar todas as nossas exportações. Ministro da Economia tem urgentemente que mostrar a sua capacidade !