A AE ferroviária entre o porto de Valência e Madrid retomou ontem as operações, depois do interregno forçado pelos estragos na infra-estrutura ferroviária provocados pela tempestade DANA.
Mais cedo do que o inicialmente previsto, e depois de um investimento público de 184,6 milhões de euros na recuperação das infra-estruturas ferroviárias afectadas pela DANA (em 29 de Outubro passado), a AE ferroviária entre Valência e Madrid (terminal de Abroñigal), promovida pela Tramesa e TransItalia, com a tracção a ser assegurada pela Medway, já voltou a operar normalmente.
O reforço da oferta para quatro ligações semanais em ambos os sentidos, que chegou a estar previsto para Novembro, está agora anunciado para o arranque de 2025. Cada composição integra 20 vagões duplos, que podem transportar um total de 40 semi-reboques.
Inaugurada em Julho passado, a primeira AE ferroviária exclusivamente em território espanhol terá movimentado cerca de 1 300 unidades até à interrupção, no final de Outubro.
O lançamento desta AE ferroviária, que na prática complementa as AE do Mar que ligam o porto de Valência a Itália e à Grécia, representou um investimento de 20 milhões de euros.
O arranque de um serviço semelhante de ligação ao Entroncamento está previsto para o próximo ano.