Ao cabo de seis meses (iniciados em Setembro do ano passado), a Auto-estrada do Mar Gijon-Nantes reclama o êxito, ilustrado nos números da ocupação do “Norman Bridge”, o único navio ainda em operação.
Os dados disponibilizados pela LD Lines e pelo Porto de Gijon, e relativos ao final de Março passado, confirmam o transporte de 4 664 camiões acompanhados e 741 pesados de mercadorias não acompanhados no total das 163 escalas realizadas em ambos os portos. Com ligeira vantagem para o percurso Gijon-Nantes.
Em Gijon, 70% das mercadorias têm como origem/destino Portugal, Castela e Leão e a Rota da Prata, ao passo que do lado francês 40% das cargas movimentadas provêm ou destinam-se à Bélgica, Holanda, Alemanha e Reino Unido.
No total, em seis meses o “Norman Bridge” transportou 8 347 veículos e 11 688 passageiros.
A LD Lines prepara agora a substituição do navio por outro de maiores dimensões, até porque a recente “conquista” do tráfego de automóveis novos da Renault para a região a Sul de Paris tem motivado a que não raras vezes o “Norman Bridge” siga completo e deixando carga no cais.
Nos seis meses que leva de operação, apenas por duas vezes não se realizou a ligação, por questões de segurança (relacionadas com o estado do mar), e apenas se terá registado um incidente com a carga, no caso bobines de papel mal acondicionadas num camião de matrícula portuguesa.