A AEM Gijon-Nantes cumpriu dois anos de operação na passada sexta-feira. Os promotores falam em sucesso, mas as taxas de ocupação não permitem ainda ir além das três escalas semanais.
Certo é que o projecto, que arrancou a 7 de Setembro de 2010, está em crescendo. Nos dois anos que leva a operação, foram transportados 26 021 pesados de mercadorias, sendo que no segundo ano ocorreu um aumento de 20% para os 14 239 veículos.
No mesmo tempo viajaram a bordo 92 897 passageiros, dos quais 24 959 eram motoristas dos pesados embarcados. No segundo ano de operação, o número de semi-reboques não acompanhados mais do que duplicou até aos 4 221.
Em termos de volumes, a tonelagem movimentada entre Gijon e Nantes superou os 1,1 milhões de toneladas nos dois anos, com um aumento de 20% no segundo ano.
A AEM é operada pela LD Lines e servida pelo Norman Astúrias, com capacidade para cerca de 500 passageiros e 120 pesados de mercadorias. A taxa de ocupação ronda os 70% no sentido ascendente, mas entre a França e Espanha fica-se pelos 40%. E assim, dizem os promotores, não se pode avançar para as saídas diárias com um segundo navio.
A AEM Gijon-Nantes foi um das duas seleccionadas no âmbito de um concurso conjunto lançado pelos governos de Madrid e Paris, que a financiam com 15 milhões de euros cada. A que acrescem mais alguns milhões do Marco Polo II.
O segundo projecto seleccionado, para ligar Vigo e Nantes, ainda não saiu do papel.