O tráfego de mercadorias entre Vigo e Nantes cresceu 41%, para as 231 359 toneladas, no primeiro semestre de 2015 em relação ao período homólogo do ano passado.
Os números são da Autoridade Portuária de Vigo (APV) que os considera uma validação à necessidade da Auto-estrada do Mar lançada no passado dia 19 de Janeiro, entre o porto galego e Saint-Nazaire.
Entre os diversos tipos de cargas, os reboques cresceram 26%, os automóveis 57%, o granito bruto 132%, os equipamentos 132% e as máquinas 30%.
A taxa de ocupação da capacidade é maior no sentido Espanha-França, chegando aos 70%.
A APV confia que os números do segundo semestre do ano sejam, de igual modo, bons. A confiança tem como principal fundamento o contrato com a Renault para o transporte dos 30 mil veículos produzidos em Palência e Valladolid (a que se juntam as unidades Clio oriundas da Turquia, que fazem o transbordo em Vigo com destino a França), de que o primeiro embarque aconteceu a 8 de Junho.
Já em Setembro, o operador da linha, a Surdiaz, recuperou a frequência trissemanal das ligações.
A companhia ainda aguarda pelas subvenções dos governos de França e de Espanha (entretanto aprovadas), bem como do programa europeu Marco Polo.