A Aena, gestora aeroportuária espanhola, lançou o concurso para a concessão de uma parcela de quatro hectares na zona de expansão dedicada à carga aérea.
A parcela em causa tem uma área de 40 470 metros quadrados, incluindo 22 500 metros quadrados de área edificável. As instalações terão de ser dedicadas ao handling, armazenamento ou distribuição de carga aérea.
O futuro concessionário terá de investir um mínimo de 15,75 milhões de euros nas instalações e iniciar as operações num prazo máximo de 36 anos após a assinatura do contrato.
Além disso, o vencedor do concurso terá de pagar à Aena um mínimo de 111,69 milhões de euros ao longo da concessão, começando com 2,42 milhões de euros logo no primeiro ano.
O prazo da concessão é de 30 anos. No final, as instalações revertem para a Aena, sem o pagamento de qualquer contrapartida.
Além de fomentar o crescimento do negócio da carga aérea, a Aena está apostada em aumentar o volume das receitas originadas pelos seus activos imobiliários alocados às operações de carga e logística, que no primeiro trimestre do ano corrente renderam já 13,5 milhões de euros.
É vergonhoso para Lisboa que o aeroporto do Porto já tenha construído há 5 anos o novo HUB da DHL que a capital, passados 10 anos, ainda NÃO, o que prova a corrupção do presidente da ANA junto da VINCI desde que iniciou as suas funções, chega !
O NAL – novo aeroporto de Lisboa a insugurar em 2035, esperemos, exigirá no mínimo de 2 novos HUB de carga aérea, DHL e outros. Se o NAL não incluir vários novos HUB será eternamente um apêndice ou plano b, c, etc, do aeroporto de Madrid – Barajas. Não aceitemos ser as traseiras da Ibéria !