A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a cadeia de distribuição brasileira Pão de Açúcar associaram-se em mais uma acção de promoção de vinho verde no mercado brasileiro.

Da operação resultou a exportação de cerca de 200 mil garrafas de vinho verde, de 13 produtores nacionais, num valor total de 460 mil euros.

A iniciativa, organizada pela AEP em parceria com a Opal e a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, constitui a maior exportação registada, de uma só vez, de um tipo de vinho para o mercado brasileiro, de acordo com o comunicado da associação.

“É um facto que cada vez mais consumidores brasileiros conhecem os vinhos portugueses. Apesar da carga fiscal elevada, que acaba por penalizar os nossos vinhos face aos do Chile ou da Argentina, este é um processo que merece o esforço e empenho da AEP”, indica, citado em comunicado, o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida.

“Acreditamos que esta tipologia de acção deve ser replicada no futuro pelo impacto imediato que tem nas vendas dos produtores nacionais e pela motivação que desperta em todos os agentes económicos”, acrescenta o presidente da AEP.

Esta é a segunda vez que a AEP estabelece uma parceria com o Pão de Açúcar. Em Julho de 2016, a cadeia brasileira de distribuição importou mais de 100 mil garrafas de vinho português, de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, num negócio avaliado em cerca de 300 mil euros.

 

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