A AEP – Associação Empresarial de Portugal e empresas do sector da construção estão de malas prontas para rumar à Argélia para participar na BATIMATEC – Salon International du Batiment des Materiaux de Construction et des Travaux Publics.
Entre os dias 7 e 11 de Maio, dez empresas portuguesas vão estar no certame mais prestigiado da Argélia para a indústria da construção e materiais, rochas ornamentais, tecnologias e maquinarias, uma oportunidade para potenciar negócios internacionais em mercados como Magreb, África e Médio Oriente e para consolidar presenças e estabelecer contactos com novos parceiros.
“Os planos estratégicos de investimento da Argélia nas áreas da saúde, ambiente, turismo, agricultura, automóvel e energias renováveis podem abrir novas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas e o sector das obras públicas continua a ser uma das principais áreas de desenvolvimento da Argélia, sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
Esta é a quarta participação da AEP na BATIMATEC. Na Argélia, a AEP já organizou, em 2008, uma missão empresarial e em 2017 a participação na Feira Internacional da Argélia.
Empresas presentes na comitiva da AEP – BATIMATEC 2023: Arcen, Carpel, Central Lobão, Eumel, Ilmar, Metalcértima, Metalomarão, Metalúrgica do Tâmega, Metric Argument e MVC.
A Argélia é uma importante porta de acesso aos mercados do Magreb, África e Médio Oriente, o segundo país mais populoso do Norte de África e o maior em área.
Para 2023, apresenta uma perspectiva de crescimento do PIB de 2,3%. Os cinco principais grupos de produtos importados são as máquinas e aparelhos, produtos agrícolas, produtos químicos, metais comuns e os veículos e material de transporte.