A AEP e um grupo de empresas nacionais viajaram este domingo para o Uzbequistão, numa missão multissetorial, que conta com uma extensão ao Cazaquistão, dois mercados que apresentam interessantes oportunidades de negócios em áreas onde Portugal tem potencial.
Nesta missão, que termina a 30 de Outubro, estão as empresas António Meireles (electrodomésticos), PortugaliaCork (rolhas de cortiça), Solancis (artigos de mármore e de rochas similares) e SQ Portugal (comércio de produtos alimentares).
Sabendo a AEP que o principal desafio das PME é encontrar os parceiros locais certos, a missão ao Uzbequistão e ao Cazaquistão vai facultar o contacto com potenciais parceiros uzbeques e cazaques, através de reuniões que tiveram em conta o perfil e os objectivos definidos por cada empresa participante. Em resumo, o programa da missão contempla três dias de B2B no Uzbequistão e dois dias de B2B no Cazaquistão.
Num formato inovador, entre os dias 27 e 29 de Outubro, o programa inclui a possibilidade de visitar quatro certames especializados, que acontecem em Tashkent, no principal parque de exposições da capital do Uzbequistão, ajudando a potenciar e a diversificar ainda mais os contactos locais.
Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “o crescimento das economias e o desenvolvimento das sociedades uzbeque e cazaque são uma excelente oportunidade para Portugal, a par das necessidades de consumo destes dois mercados, que coincidem com a oferta portuguesa”.
“Face ao desconhecimento que ambos os países apresentam em relação aos produtos portugueses, a AEP considera que esta é uma missão empresarial crucial e essencial para ajudar as empresas portuguesas a diversificarem mercados”, explica Luís Miguel Ribeiro.
Após o sucesso da primeira missão ao Uzbequistão, realizada em 2017, a AEP regressa a este mercado para fortalecer contactos e dar continuidade ao trabalho desenvolvido. No Cazaquistão, a AEP já organizou várias missões (2014, 2015, 2017, 2019), sendo esta a quinta deslocação a este mercado.