A AEP e cinco empresas portuguesas estão em Riade, Arábia Saudita para participar na Big 5 Saudi, a maior feira da região para a fileira da construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, tecnologias e ambiente.
A participação na Big 5 Saudi faz parte da estratégia de abordagem ao mercado saudita, levada a cabo pela AEP nos últimos 12 anos. Através de participações regulares em certames para as fileiras da construção e materiais de construção, a AEP continua a apostar num dos maiores e mais promissores mercados de todo o Golfo Arábico.
“O programa governamental de obras públicas da Arábia Saudita apresenta oportunidades para as empresas, nomeadamente da construção, materiais de construção, saúde e novas tecnologias. O sector privado também está em expansão, envolvendo áreas como o turismo, residencial, centros comerciais e lazer, e o consumo privado deverá acompanhar o rápido crescimento da população”, lembra Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
Para além da participação na feira, a Pavimetal (estruturas metálicas), a Central Lobão (ferramentas), a Balanças Marques (balanças industriais), a Safina – Sociedade Industrial de Alcatifas (tapetes e carpetes) e a MVC – Mármores de Alcobaça (rochas ornamentais) serão recebidas hojena Residência Oficial da Embaixada de Portugal em Riade.
O programa contempla ainda a participação num seminário económico e em reuniões B2B com empresas sauditas, no âmbito do Joint Business Council Saudi Arabia – Portugal, de que a AEP é contraparte juntamente com a Council of Saudi Chambers of Commerce and Industry.
À semelhança de outros países do Golfo, a Arábia Saudita está num processo de diversificação da sua economia. Posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e está entre as 20 maiores economias mundiais, com um mercado altamente competitivo.
Actualmente tem em curso importantes projectos públicos e privados para dar resposta a exigências de infra-estruturas (metro, estradas, residências, hospitais, escolas, rede de fornecimento de água e electricidade).