A AEP – Associação Empresarial de Portugal e cinco empresas nacionais do sector do retalho estão na Alemanha a participar, pela primeira vez, desde ontem e até quinta.-feira, na EuroShop, considerada a maior feira do mundo do sector.
Há vários anos que AEP trabalha o mercado alemão, contudo, esta é a primeira participação na EuroShop. Através do projeto BOW – Business on the Way, na Alemanha, a AEP organiza participações nacionais em feiras para os sectores médico e hospitalar, automóvel e construção.
Designada como a maior feira de comércio de retalho, a EyroShop, que se realiza a cada três anos, é uma excelente oportunidade para as empresas portuguesas que integram a comitiva da AEP mostrarem os seus produtos, descobrirem as últimas novidades e estabelecerem contactos.
“A Alemanha é um dos principais parceiros de Portugal, mas obriga a uma abordagem estruturada e persistente. É um mercado que continua a apresentar oportunidades de negócio em diferentes áreas. Para além disto, não podemos esquecer que a Alemanha tem uma indústria com uma dimensão importante e uma forte dependência das exportações”, sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
A última edição da EuroShop contou com 2 287 expositores de 56 países e 94 mil visitantes oriundos de 142 países. Este ano, o espaço de exposição, na Messe de Dusseldorf, conta com áreas como a montagem e design de loja, superfícies e materiais, iluminação, equipamentos de food service, gestão de energia, refrigeração, tecnologia de retalho, marketing de retalho e expo & marketing de eventos.
Em 2022, a Alemanha foi o 3.º cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota total de 10,9%, ocupando a 2.ª posição ao nível das importações (11,2%). Ao longo do período 2017-2022, verificou-se um crescimento médio anual de 7,8% das exportações e de 8,3% das importações de bens. Em 2022, a balança comercial de bens com a Alemanha foi desfavorável a Portugal, tendo apresentado um défice de 3 653 milhões de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 70,0%, inferior à média global (71,8%).