A AEP está a acompanhar uma missão empresarial à Costa do Marfim e aos Camarões, entre hoje e sexta-feira. A iniciativa visa apoiar a internacionalização de cinco empresas e explorar oportunidades de negócio.
Esta acção integra-se numa estratégia de expansão e diversificação de mercados externos, promovendo o contacto directo com operadores económicos locais e instituições relevantes, bem como a identificação de parceiros estratégicos para cooperação comercial e industrial.
Segundo Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, “a África Ocidental está a consolidar-se como uma região de elevado interesse económico, apresentando taxas de crescimento robustas e uma procura crescente por soluções inovadoras em múltiplos sectores.”
A Costa do Marfim é uma economia em rápido crescimento (média anual superior a 10%) e permite o acesso a uma comunidade económica regional com cerca de 340 milhões de consumidores. O país apresenta oportunidades atractivas nos sectores da agroindústria, construção civil, energias renováveis, tecnologias de informação e saúde.
Os Camarões, considerado o principal motor económico da África Central, destaca-se por uma demografia jovem e dinâmica e por oportunidades relevantes nos sectores da madeira, algodão, alumínio, construção e energias renováveis.
Esta é a oitava missão empresarial promovida pela AEP à Costa do Marfim e a terceira aos Camarões, reforçando o compromisso da associação com uma política de internacionalização sustentada e com foco na afirmação das empresas portuguesas em geografias estratégicas.
Participam nesta missão as seguintes empresas: AFAPLAN – Planeamento e Gestão de Projectos (Engenharia e técnicas afins), HRV – Equipamentos de Processo (Máquinas e equipamentos industriais), J. Portugal Ramos, Vinhos (Vinhos comuns e licorosos), Metalomarão – Equipamentos para a Indústria Extrativa (Máquinas para as indústrias extrativas e para a construção) e MINDOL II – Colchões e Acessórios (Colchoaria).