A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai realizar uma missão empresarial ao Cazaquistão, de 27 a 31 de Maio.

Desde a AEP indicam que o Cazaquistão é a maior economia da Ásia Central e um mercado potencial superior a 18 milhões de habitantes, sendo Almaty (com cerca de 1,8 milhões de habitantes) a maior cidade em termos económicos, culturais e educacionais.

Com um crescimento anual de 4,4%, trata-se talvez, segundo a associação nacional, “do mais estável de todos os Estados que emergiram da antiga União Soviética”, pelo que se torna numa “ponte fiável para o espaço económico da CEI, região do Cáspio e Ásia Central”.

A economia cazaque baseia-se nas exportações de petróleo (que representa 36% do valor das exportações e 30% do orçamento de Estado), de metais não ferrosos (17%) e ferrosos (16%), terras-raras e cereais (9%). O Cazaquistão está a investir, agora, na criação e modernização de infra-estruturas, potenciando o desenvolvimento de outros sectores da economia, e em especial o da construção civil.

“As autoridades cazaques incentivam a construção de habitação, os planos de desenvolvimento turístico, os projectos de parques tecnológicos, industriais e logísticos, a modernização da rede de transportes e dos parques hospitalar e educativo”, indicam desde a AEP.

As inscrições na missão empresarial da AEP ao Cazaquistão estão abertas até 19 de Abril. Mais informações aqui.

 

 

Comments are closed.