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AEP leva sete empresas ao Chile e Uruguai

por T&N
23/03/2022
em Economia e Mercados
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A AEP e um grupo de sete empresas nacionais partem no início da próxima semana numa missão empresarial multissectorial ao Chile e ao Uruguai.

Com o objectivo de apoiar o processo de diversificação de mercados, a missão empresarial, que decorre entre os dias 28 de Março e 1 de Abril, em Santiago do Chile e em Montevideu, tem como principal desafio encontrar os parceiros locais certos para as empresas que viajam com a AEP.

“As empresas portuguesas continuam a mostrar interesse pela América do Sul e pelo Chile em particular, uma economia desenvolvida e culturalmente semelhante ao Ocidente. O Uruguai, uma pequena economia muito exposta ao sector agropecuário, também tem suscitado interesse junto das empresas nacionais, em boa parte pela sua dependência de importações dos mais diversos sectores”, explica o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

Tendo em conta a distância, a AEP cruza sempre o Chile com um país vizinho (Paraguai, Colômbia ou Uruguai). A primeira missão ao Chile foi em 1995 e a última em 2020, em formato virtual. A primeira missão ao Uruguai foi em 1997 e a última em 2015.

A missão, que conta com participação da ST+I – Serviços Técnicos de Informática (programação informática), B – Simple Healthcare Solutions (tecnologias da informação), Urbimagem – Sistemas de Arquitectura e Construção), João Violas Filho (cordoaria), Flexitex – Empresa de Tecidos (Tecelagem de fio do tipo lã), Ecosteel (construção e metalomecânica) e A. J. Costa (Irmãos) (equipamento hospitalar), assenta num formato composto por reuniões que tiveram em conta o perfil e os objectivos definidos por cada empresa.

O Chile posiciona-se no 16.º lugar do ranking global em termos de ambiente de negócios. Apresenta equilíbrio macroeconómico, o que se reflecte em oportunidades de negócio para as empresas, nomeadamente nos sectores energético, infra-estruturas, novas tecnologias, saúde e turismo.

O novo programa económico e o facto de ter um quadro regulatório livre, particularmente com os países da UE, faz do Chile um mercado apetecível.

O Uruguai é o país mais estável da América Latina. Tem estimulado o consumo privado e os sectores prioritários são a indústria farmacêutica e a construção. A aposta na qualificação dos recursos humanos e uma política de zonas francas permitem atrair investimentos.

O Uruguai manifesta indicadores promissores no que toca à recuperação económica e assume-se como um dos países mais transparentes nos negócios.

No ano passado, o projecto BOW – Business on the Way, desenvolvido pela área Internacional da AEP, promoveu a participação de 130 empresas em 17 acções, entre feiras internacionais, missões empresariais (virtuais, físicas e inversas), em 22 mercados distintos.

Tags: AEPChileMissões empresariais
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