35 empresas portuguesas integraram acções lideradas pela AEP em três continentes – Médio Oriente, América do Sul e África – só em Fevereiro.
Em causa estiveram participações na Gulfood 2020, no Dubai, missões empresariais à Guatemala e ao México e presença na Sencon 2020, no Senegal. A aposta da AEP nestes mercados prende-se sobretudo com o reconhecimento de que são mercados em crescimento, para os quais Portugal já exporta e apresenta balanças comerciais fortemente positivas.
A primeira acção internacional aconteceu entre 16 e 20 de Fevereiro, no Dubai, naquela que é considerada uma das maiores feiras do sector da alimentação e bebidas do mundo – a Gulfood. Acompanharam esta iniciativa 25 empresas portuguesas ligadas aos sectores da fabricação de bolachas, águas minerais, arroz, chocolate e produtos de confeitaria, azeite, óleos e gorduras alimentares, café, chá, leite e derivados, massas alimentícias, sumos de fruta e conservas, entre outros.
Foi a 13.ª participação da AEP na Gulfood, que reúne mais de cinco mil expositores de 185 países e é visitada anualmente por cerca de 100 mil profissionais.
De acordo com o INE, em 2018 Portugal exportou cerca de 142,6 milhões de euros para os Emirados Árabes Unidos, dos quais apenas 6,2 milhões foram do sector alimentar. Os EAU ocupam a 40.ª posição nas exportações portuguesas e o coeficiente de cobertura da balança comercial ronda os 311%.
Entre 17 e 21 de Fevereiro, representantes de cinco empresas dos sectores têxtil, saúde, vinhos, motores, geradores e transformadores eléctricos integraram uma missão empresarial marcada por visitas de inspecção e reuniões B2B, na Guatemala e na cidade do México. Esta acção multi-fileiras foi a 16.ª no México e a primeira na Guatemala.
As exportações portuguesas para o México têm crescido a um ritmo médio de 4% ao ano cifrando-se actualmente em 320,5 milhões de euros. Também neste caso a balança comercial é fortemente positiva tendo atingido em 2018 um coeficiente de cobertura na ordem dos 198%.
A Guatemala é um país onde Portugal está ainda a dar os primeiros passos em termos de exportação, mas tem tido crescimentos do PIB muito significativos, posicionando-se, assim, com forte potencial para a procura de bens e serviços no mercado internacional.
Ainda entre 18 e 21 de Fevereiro, cinco companhias nacionais do sector da construção e fileira casa deslocaram-se ao Senegal para participarem na feira Sencon 2020.
Esta acção, realizada em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Senegal e África Ocidental e com o Grupo Senegal Business Cluster, realizou-se pelo quinto ano consecutivo, apostando no reforço da presença portuguesa em África, no sector da construção.
Em 2018, Portugal exportou cerca de 50 milhões de euros para o Senegal e importou 21,1 milhões de euros.
Para este ano, o calendário de acções da AEP de apoio à internacionalização prevê a presença em mais de 30 mercados e em mais de 30 acções (entre feiras, missões e missões inversas).