A AEP – Associação Empresarial de Portugal e três empresas lusas partem numa missão empresarial ao Cazaquistão e ao Uzbequistão, entre os dias 26 Novembro e 2 Dezembro.
Esta é a sexta deslocação organizada pela AEP ao Cazaquistão (a primeira foi em 2014) e a quarta ao Uzbequistão (a primeira foi em 2017).
Aproveitando a proximidade geográfica entre Almaty e Tashkent, durante a missão os participantes contactarão com empresas locais, através de reuniões agendadas, e conhecerão a realidade económica dos países com o objetivo de criar oportunidades de negócio em mercados receptivos aos produtos portugueses.
“Estabelecidas há várias décadas, as relações comerciais e económicas entre estes dois estados e Portugal caracterizam-se pelo interesse que a comunidade empresarial nacional tem em entrar nos mercados da região da Ásia Central. Apostados em estreitar relações comerciais com os países da UE, o Cazaquistão e o Uzbequistão oferecem benefícios fiscais e aduaneiros e um quadro de garantias legais e protecções para os investidores estrangeiros”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.
A avaliação global das empresas que participaram na última missão da AEP foi positiva. Para além da organização, as empresas destacaram o acompanhamento técnico da AEP e dos consultores locais e o conhecimento que adquiriram sobre as especificidades destes mercados.
Participam nesta missão a Aderga Cooperativa de Silgueiros, a Catari Indústria e a Radiantdetail.
O Uzbequistão e o Cazaquistão são hoje sinónimo de estabilidade política e social, desenvolvimento e confiança no futuro. São dois dos estados mais populosos e duas das maiores e mais diversificadas economias da Ásia Central.
O consumo interno apresenta um alto potencial de crescimento no que toca à procura e uma grande dependência das importações.
As autoridades dos dois países incentivam a construção de habitação, os planos de desenvolvimento turístico, os projectos de parques tecnológicos, industriais e logísticos, a modernização da rede de transportes e dos parques hospitalar e educativo.