A Associação Empresarial de Portugal (AEP) está a organizar uma missão empresarial à Bielorrússia. A iniciativa decorrerá de 16 a 20 de Setembro e centrar-se-á na capital, Minsk.

AEP leva a empresas à Bielorrússia

Esta missão da AEP dá a possibilidade de visitar ou participar no Fórum Industrial Bielorrusso 2019, o maior certame tecnológico internacional daquele país, que conta com o patrocínio do governo da Bielorrússia.

A associação indica que a Bielorrússia pretende diversificar os seus parceiros de importação e reduzir o grau de dependência da Rússia, estando neste momento a voltar-se para a União Europeia em busca de novos fornecedores.

Em 2018, o volume de negócios entre a Bielorrússia e a União Europeia, o seu segundo parceiro comercial (a seguir, precisamente, à Rússia), cresceu 19,6%, tendo atingido 17,3 mil milhões de euros, dos quais 7,1 mil milhões correspondem às importações bielorrussas da UE.

A AEP salienta ainda que a Bielorrússia situa-se no “coração de Europa” e que 80% dos seus 9,5 milhões de consumidores pertencem à classe média. A associação realça o poder de compra no país. “A especificidade da estrutura de despesas das famílias na Bielorrússia (baixos preços de serviços comunitários, transportes públicos, gasolina e educação) permite a uma família média bielorrussa ter o mesmo nível de consumo de uma família eslovaca ou lituana, e duas vezes superior ao de uma família ucraniana”, indicam.

As inscrições na missão empresarial da AEP à Bielorrússia estão abertas até 15 de Julho. Mais informações aqui.

 

 

 

 

 

Comments are closed.