A AEP – Associação Empresarial de Portugal organiza a participação de empresas portuguesas na feira Gulfood Manufacturing, que decorre entre amanhã e quinta-feira no Dubai, e que é reconhecida como a principal feira da região do Oriente Médio e uma das mais relevantes para os sectores do processamento alimentar, packaging e logística.
“É a avaliação positiva das empresas envolvidas em edições anteriores que faz a AEP avançar, pela sétima vez consecutiva, para a organização da participação na Gulfood Manufacturing. Os factores favoráveis apontados pelas empresas são a dimensão dos mercados do GCC, as oportunidades que apresentam, a qualidade dos contactos, especialmente no que toca aos visitantes profissionais, importadores e distribuidores. Nas últimas participações foram identificadas potenciais parcerias, na sua maioria com parceiros dos EAU, havendo também contactos com países da região do Golfo Arábico, continente Africano a Asiático”, afirma o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
O Dubai tem uma localização estratégica no Golfo que o torna o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atractivos do globo. Desempenha um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 50% dos produtos importados para países do Golfo, da região MENA, do Cáucaso, do Irão, do subcontinente indiano e do leste africano.
O sector alimentar nos Emirados Árabes Unidos tem um valor anual superior a 7 mil milhões de dólares e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, com destaque para a Arábia Saudita como um dos principais importadores.
Na região do Golfo Arábico, em média, 60% das importações de produtos alimentares são destinadas ao retalho, enquanto o sector HORECA absorve cerca de 25%. Além disso, essa região apresenta a maior taxa de crescimento per capita de consumo alimentar no mundo. Actualmente, estão em construção mais de 170 novos hotéis nos Emirados Árabes Unidos e 550 novos projectos turísticos em toda a região do Médio Oriente.
No primeiro dia, terça-feira, as seis empresas nacionais, dos sectores de alimentação e bebidas, equipamentos e serviços para hotelaria e restauração, recebem a visita da Embaixador de Portugal em Abu Dhabi e da AICEP.
Integram a comitiva lusa as empresas Afaplan, Bresimar, Ferneto, Icel, Perfinox e Somengil.
Em 2022, a feira contou com a participação de 2 160 expositores de 60 países e recebeu 42 500 visitantes profissionais de 180 nações.
A edição deste ano conta com a realização, em simultâneo, de três eventos, relacionados com o sector alimentício, Private Label & Licensing, The Speciality Food Festival e a Yummex Middle East.