Uma missão empresarial inversa que trouxe a Portugal compradores brasileiros resultou na “maior exportação registada de uma só vez” de vinhos para o Brasil, divulgou a AEP.
Segundo a Associação Empresarial de Portugal (AEP) – que promoveu a iniciativa – a missão inversa brasileira era composta por representantes da principal cadeia de distribuição do Brasil, o grupo Pão de Açúcar, tendo resultado na exportação de 400 mil garrafas de vinhos portugueses de cinco regiões vinícolas.
“O negócio, avaliado em mais de um milhão de euros, constitui a maior exportação (22 contentores) registada, de uma só vez, de vinhos portugueses para o mercado brasileiro”, destaca.
Desenvolvida no âmbito do projecto de internacionalização da AEP “Business On the Way”, esta acção de promoção foi realizada na sequência do “crescente interesse do mercado brasileiro pelos vinhos portugueses”, conforme explicou à “Lusa” o presidente da AEP.
“A presença de vinhos portugueses no mercado brasileiro tem vindo a registar um significativo acréscimo nos últimos anos”, disse Luís Miguel Ribeiro, explicando que “a grande distribuição representa cerca de 70% das vendas de vinhos portugueses no Brasil” e é “considerado como o grande ponto de abastecimento de vinho neste mercado”.
E “apesar da carga fiscal elevada, que penaliza os vinhos nacionais face a outros mercados”, o líder da AEP diz haver “cada vez mais consumidores brasileiros a procurarem os vinhos portugueses”. “Fora da União Europeia, o Brasil continua a ser um bom cliente de Portugal em termos de comércio de bens”, refere.
Com a acção agora desenvolvida, a AEP propôs-se “promover o vinho português no mercado brasileiro – capaz de proporcionar vendas efectivas e de escala de um produto único num mercado que tão bem tem recebido o vinho português – e contribuir para posicionar no ponto de venda brasileiro variadíssimos vinhos portugueses”.
No âmbito desta missão inversa de compradores do Brasil, a associação diz terem sido realizadas provas de vinhos de 16 produtores nacionais oriundos de cinco regiões vinícolas: Vinhos Verdes, Alentejo, Lisboa, Dão e Douro.
“As provas de vinhos foram realizadas em Portugal por um conjunto de produtores/enólogos previamente seleccionados de acordo com o perfil pretendido pelos decisores brasileiros”, refere, precisando que “a acção também contemplou visitas técnicas às adegas/propriedades dos produtores portugueses selecionados”.
Complementarmente, esta ação promocional de vinhos portugueses com a cadeia Pão de Açúcar tem ainda em curso uma campanha de marketing no mercado brasileiro, em mais de 380 lojas daquele grupo, e que engloba a promoção e publicidade nos lineares de vinhos das lojas, a decoração dos espaços e lineares, panfletos e folhetos publicitários e promoção em websites e presença em jornais, entre outros.
As empresas portuguesas envolvidas nesta acção são a Quinta das Arcas, Adega de Monção, Quinta de Carapeços, Quinta da Lixa, Campelo, Ermelinda Freitas, Quinta de Gomariz, Quinta da Pedra Cavada, Quinta de Santa Cristina, Fiúza, Adega Ponte de Lima, Casa Agrícola HMR, Adega Ponte da Barca, Wine With Spirit, Sociedade Agrícola Casa de Vila Nova e Sociedade Agrícola Boas Quintas.
A AEP promoveu já três outras acções deste tipo em 2016, 2018 e 2019, tendo a primeira proporcionado a exportação de 100 mil garrafas de vinho verde de 19 produtores, num negócio avaliado em 300 mil euros, e a última (em 2019) resultado na exportação de 234 mil garrafas de vinho oriundas de todas as regiões de Portugal, num negócio de cerca de 600 mil euros.
O Brasil é destacado pela associação como o maior mercado da América Latina, a 9.ª economia mundial e o 5.º país mais populoso do mundo, com cerca de 210,1 milhões de habitantes.