A AEP – Associação Empresarial de Portugal promove, entre 29 de março e 5 de abril, uma missão empresarial multi-sectorial ao Canadá, que tem como objectivo encontrar os parceiros locais certos para as 10 empresas nacionais que integram a comitiva.
O programa da 10.ª missão empresarial da AEP ao Canadá, que se divide entre Vancouver e Toronto, inclui reuniões – previamente agendadas e que tiveram em conta o perfil e os objectivos definidos por cada empresa participante – com parceiros locais, proporcionando às empresas um melhor conhecimento do ambiente de negócios e o contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores.
“O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, é estável e aberto ao comércio internacional, oferecendo às empresas oportunidades estratégicas. Beneficiando do Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA) – que facilita as relações comerciais entre empresas europeias e canadianas – as empresas podem explorar as vantagens de um mercado diversificado, rico e dinâmico. A primeira missão empresarial da AEP ao Canadá foi em 2010 e, desde então, já se realizaram 11 acções no Canadá (9 missões e 2 feiras), lembra o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
O Canadá é a décima maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos do mundo. Tem uma economia estável e competitiva e aberta ao exterior. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial. Integra o G7, posiciona-se nos lugares cimeiros no ranking de Doing Business, tem um mercado interno com forte poder de consumo e um elevado nível de vida, apresentando um consumo privado em contínuo crescimento.
Integram a comitiva nacional as seguintes empresas: Allcost – Têxteis para Hotelaria, Casa José Luis Pedro, Catari Indústria, Fábrica de Tecidos do Carvalho, Hidrofer – Fábrica de Algodão Hidrófilo, Lacto Serra – Comercialização e Fabrico de Lacticínios, Lindeborg Wines, Lumatex – Indústria Têxtil, Neiper Home e Têxteis DA – Domingos Almeida.