A Associação Empresarial de Portugal (AEP) organizou o Pavilhão de Portugal na Feira Internacional de Havana (FIHAV), que se realizou de 29 de Outubro a 2 de Novembro.

AEP organizou presença portuguesa na FIHAV de Cuba

Foi a terceira vez consecutiva que a associação, com o apoio da Câmara de Comércio Portugal-Cuba, organizou a comitiva lusa ao certame cubano.

Um total de 42 companhias portuguesas e outras entidades esteve representado no Pavilhão de Portugal na FIHAV, que já vai na 36.ª edição e que é um dos certames mais importantes realizados em Cuba.

Com um carácter multi-sectorial, a FIHAV é, de acordo com a AEP, “um importante meio de entrada de produtos e serviços” naquele país e “uma excelente forma de contactar com potenciais parceiros comerciais e de fomentar a expansão dos produtos portugueses para este mercado”.

Esta foi a quarta participação da AEP e de empresas portuguesas na FIHAV e a sexta visita em regime de Missão Empresarial a Cuba. A primeira missão aconteceu em 1996, com a AEP a fazer-se acompanhar por uma comitiva de 12 empresas. O regresso deu-se três anos depois, em 1999, numa missão empresarial que se estendeu ainda ao México e que contou com a participação de 25 empresas. A terceira visita empresarial a Cuba foi em 2000 e coincidiu com a primeira participação das empresas na FIHAV. As segunda e terceira participações no certame aconteceram em 2016 e 2017.

De 2015 para 2016, Portugal subiu da 15.ª para a sexta posição entre os clientes de Cuba, com a quota das importações de produtos do país a aumentarem de 1,61% para 3,48%. Enquanto fornecedor de Cuba, Portugal também subiu, de 21.º para 15.º no ranking, com a quota das exportações para o país a crescer de 0,71% para 0,85%.

 

 

Tags:

Os comentários estão encerrados.