A AerCap, locadora de aviões comerciais com sede na Holanda, acordou a compra da ILFC, ainda a número um mundial no sector, controlada pela seguradora norte-americana AIG.
Com a integração da ILFC, a AerCap passará a ser a maior locadora de aviões comerciais independente dos grandes construtores de aeronaves, com uma frota de 1 300 aeronaves e uma carteira de encomendas de outras 385.
Pela ILFC a AerCap pagará à AIG três mil milhões de dólares em cash e acções da companhia holandesa representativas de 45% do capital e avaliadas em cerca de 2,4 mil milhões de dólares à cotação actual.
O negócio deverá ficar concluído no segundo trimestre de 2014. Após o que a AIG ficará impedida de alienar as acções da AerCap por um período entre 9 e 15 meses.
Há muito que a AIG tentava vender a sua subsidiária ILFC, para libertar meios (a AIG foi bastante afectada pela crise financeira que assolou os EUA) e centrar-se no seu “core” dos seguros.
No ano passado, a companhia norte-americana chegou a acordo com investidores chineses, mas o negócio gorou-se porque os compradores não conseguiram o financiamento necessário.