A Câmara de Lisboa vai propor ao Governo a atribuição do nome de Humberto Delgado ao aeroporto da Portela.

O Executivo camarário da capital aprovou por unanimidade uma moção apresentada pelo presidente, António Costa, onde se destaca a importância do “General sem medo”  para o advento da aviação comercial portuguesa.

“A intervenção de Humberto Delgado para a criação da moderna aviação comercial foi crucial”, é dito, lembrando que foi ele quem, enquanto Director-Geral do Secretariado da Aeronáutica Civil, dirigiu a criação dos Transportes Aéreos Portugueses e a “complexa tarefa de criar uma nova rede de transporte aéreo, até desconhecida e inexistente em Portugal”.

Em 1946, foi ainda Humberto Delgado quem promoveu “a criação das primeiras linhas aéreas de ligação ao exterior, em particular com Angola e Moçambique, a chamada Linha Aérea Imperial”, sublinha a moção.

O aeroporto da Portela, ou de Lisboa, nunca foi oficialmente baptizado, ostentando essa denominação apenas por estar situado na Portela de Sacavém. O mesmo acontecia com o aeroporto do Porto, ou de Pedras Rubras, até ter sido baptizado com o nome do ex-primeiro ministro Francisco Sá Carneiro.

 

 

Comments are closed.