O aeroporto de Ciudad Real está à venda, a partir de hoje e até ao próximo dia 27, por um valor-base de 100 milhões de euros.
A venda, que integra o aeroporto propriamente dito e a zona logística/industrial adjacente, insere-se no plano de liquidação da CR Aeropuertos, SL, a entidade que se aventurou a criar o primeiro aeroporto privado espanhol.
Uma aventura que custou uns 450 milhões de euros, uma boa parte proveniente de fundos públicos. Inaugurado em 2008, o aeroporto que chegou a autodenominar-se de Madrid Sul nunca chegou a fixar tráfegos. O último avião que ali operou foi da Vuelling, em 2011.
A CR Aedropuertos está em processo de falência há já três anos e meio. Agora é tempo de tentar vender o património para abater nas dívidas. A primeira fase, de venda directa, decorre até ao próximo dia 27. Quem quiser comprar terá de pagar pelo menos 100 milhões de euros.
Na falta de interessados, haverá depois um leilão limitado, com o preço-base a descer para os 80 milhões de euros.
As autoridades já avisaram que o negócio não envolve a licença de operação para o aeroporto. Pelo que não é garantido que o aeroporto volte a sê-lo…