O aeroporto de Ciudad Real foi vendido, outra vez, agora por 56,2 milhões de euros à CR International Airport SL. O anúncio foi feito na sexta-feira (dia 15) pelo juiz do Tribunal Mercantil nº 4 de Ciudad Real, após um encontro com as cinco empresas que apresentaram propostas .

Aeroporto Ciudad Real

De acordo com o juiz, a empresa vencedora fez um depósito efectivo de 1,873 milhões de euros, sendo que o pagamento completo terá de ser feito no prazo de quatro meses para que a adjudicação provisória passe a definitiva. Vão agora ser informadas oficialmente as entidades interessadas no processo, como a Aena e a Aviación Civil, entre outras.

O juiz não adiantou mais pormenores, mas indicou, ainda assim, que a proposta prevê “que se gerem muitos postos de trabalho e investimento”.

No final de Fevereiro, o tribuna fixou em 50 milhões de euros o valor mínimo para a aquisição do aeroporto de Ciudad Real. Muito abaixo dos 450 milhões de euros que custou a infra-estrutura.

O aeroporto de Ciudad Real, ou de Madrid Sul, como chegou a ser apelidado, foi inaugurado a 18 de Dezembro de 2008 e fechou em 2012 (após entrar em falência em 2009). Nesse período movimentou apenas 100 mil passageiros, apesar de ter capacidade para cinco milhões/ano.

Com 28 mil metros quadrados de instalações e uma pista de quatro quilómetros (das mais longas da Europa), o aeroporto é um dos ícones da bolha da construção em Espanha. De iniciativa privada, acabou falido nas mãos dos poderes públicos locais e regionais.

 

 

Comments are closed.