O aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, poderá ganhar 40 mil slots adicionais, caso consiga cumprir com as novas regras de ruído da Holanda, no âmbito da nova estratégia 2020-2050 para a aviação no país.
Se Schiphol cumprir os novos critérios, poderá acrescentar aquele número de slots às 500 mil de que dispõe actualmente, um limite atingido em 2017. Este pico de capacidade já levou a que alguns serviços de mercadorias tenha sido forçados a passar para aeroportos vizinhos.
O CEO de Schiphol, Dick Benschop, vê, por isso, a possibilidade de acrescento de 40 mil slots como um “passo positivo”.
A ministra holandesa das Infra-estruturas e Gestão da Água, Cora van Nieuwenhuizen, afirmou que esse adicional de slots será disponibilizado se o aeroporto de Amesterdão demonstrar uma “redução visível nos níveis de perturbação aos residentes locais”, incluindo um corte no número de voos nocturnos.
“Schiphol é um dos pilares da economia holandesa. Somos um país comercial e ganhamos a vida com o nosso aeroporto nacional, com ligações directas para todos os continentes. Ao mesmo tempo, as pessoas nas imediações do aeroporto sentem muitas perturbações e queremos reduzi-las consideravelmente”, considera a governante holandesa.
E o aeroporto de Lisboa que não sai da cepa torta ou melhor dizendo nem avança nem recua nem recebe obras na Portela nem aumenta no Montijo por culpa do PRIMEIRO MINISTRO ANTÓNIO COSTA que afirma que construir 1 NAL – NOVO AEROPORTO LISBOA É TABU quando o pensamento dos políticos congela dá isto lol