No mesmo dia, o aeroporto do Porto fixou um novo recorde de passageiros e um novo máximo de movimentos, anunciou a ANA – Aeroportos de Portugal.
Pela primeira vez, o aeroporto do Porto movimentará, este ano, mais de 15 milhões de passageiros. O passageiro número 15 000 000 chegou ontem ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, a bordo de um avião da Turkish Airlines, proveniente de Istambul.
Com esta marca atingida a poucos dias do final do ano, o aeroporto do Porto garantiu um crescimento de 20% face a 2022 (quando se contaram 12,6 milhões de passageiros) e superou em 16% o anterior recorde de 13 milhões de passageiros fixado em 2019, imediatamente antes da pandemia, sublinhou a ANA no comunicado emitido a propósito.
Neste ano de 2023, mais sete companhias começaram a operar no aeroporto do Porto, elevando o total para a casa das três dezenas. E foram acrescentadas 17 rotas, para um total de 106 destinos directos, salientou a gestora aeroprtuária.
Em consequência, também o número de movimentos de aeronaves no aeroporto nortenho cresceu para um novo máximo: os 100 mil movimentos foram atingidos, também ontem, com a aterragem do voo da TAP Air Portugal proveniente de Nova Iorque.
A ANA promete que a tendência de crescimento é para manter, destacando as ligações directas intercontinentais (onde o número de passageiros aumentou 51% em termos homólogos). “Para o próximo ano foi já confirmado o reforço em voos de longo curso, nomeadamente para a América do Norte, dos quais destacamos Boston, Nova Iorque e Toronto com a Azores Airlines”, refere o comunicado.
O aeroporto do Porto foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality) – pelo ACI (Airport Council Internacional). A partir de agora terá de competir na categoria dos 15-25 milhões.
Aeroporto do Porto merece ser melhor gerido que o de Lisboa, com novo HUB da DHL ao contrário de Lisboa