O aeroporto Francisco Sá Carneiro classificou-se em terceiro lugar entre os aeroportos europeus no ranking dos Airport Service Quality Awards, promovidos pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI).
O aeroporto nortenho apenas foi superado, na votação dos passageiros/utilizadores, pelos aeroportos de Sheremetyevo, em Moscovo, e de Zurique.
Nos últimos oito anos, o aeroporto Francisco Sá Carneiro foi distinguido por oito vezes. Entre 2006 e 2011 esteve nos três primeiros lugares na Europa, tendo chegado a ser eleito o melhor em 2007 (na categoria de menos de cinco milhões de passageiros). Em 2010 ficou mesmo em quinto lugar no ranking mundial dos aeroportos de 2-5 milhões de passageiros.
“Este é o nosso oitavo prémio nos últimos oito anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto atingiu a marca de 6,4 milhões de passageiros servidos”, comentou Jorge Ponce de Leão, presidente da Ana Aeroportos de Portugal, citado num comunicado emitido a propósito pela empresa.
O ACS é uma ferramenta de benchmarking que permite aos responsáveis dos aeroportos de todo o mundo avaliarem a percepção pelos passageiros da qualidade do serviço que prestam, e comparar a sua performance com a dos seus pares, em termos mundiais, regionais e de categoria de dimensão.