O aeroporto Francisco Sá Carneiro subiu mais um lugar no ranking do ACI e é agora o segundo melhor aeroporto europeu. Como se isso não bastasse, o aeroporto nortenho foi considerado o quinto melhor do mundo na categoria entre os 2 e os 5 milhões de passageiros.

A distinção hoje anunciada em Montreal, sede do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI na sigla inglesa) vem enriquecer um palmarès onde já constam vários terceiros lugares entre os aeroportos europeus (em 2006, 2008 e 2009) e mesmo um primeiro lugar entre os aeroportos do Velho Continente com menos de cinco milhões de passageiros (em 2007).

Os prémios agora anunciados referem-se ao ano de 2010 e a classificação é feita no âmbito do programa Airports Service Quality, a que a ANA aderiu em 2006. A ACI/ASQ Survey é “apenas” o benchmarking líder mundial de avaliação da satisfação dos passageiros.

Em 2010, o aeroporto Francisco Sá Carneiro conseguiu ainda a proeza de ficar em quinto lugar na classificação mundial, na categoria dos aeroportos entre dois milhões e cinco milhões de passageiros. Uma categoria que deixará de integrar na edição de 2011, uma vez que no ano passado superou, pela primeira vez, a barreira dos cinco milhões de passageiros.

Na classificação europeia, o aeroporto do Porto só foi superado perlo aeroporto de Malta, tendo ficado à frente de Zurique, Copenhaga e Edimburgo.

A nível mundial, na categoria respectiva, o aeroporto Porto apenas foi superado por Ottawa, Halifax, Guayaquil e Malta.

A classificação mundial absoluta foi integralmente dominada pelos aeroportos asiáticos, que ocuparam as cinco primeiras posições por esta ordem: Seoul Incheon, Singapura, Hong Kong, Pequim e Xangai Pudong.

Comments are closed.