Dentro de um ano, o aeroporto do Porto poderá realizar 32 movimentos/hora, contra os 20 actuais. O que lhe permitirá processar 20 milhões de passageiros/ano.

A ANA está a investir 15 milhões de euros no aumento da capacidade do aeroporto do Porto. A obra mais relevante será o prolongamento do caminho de circulação, que corre paralelo à pista.

As obras já se iniciaram e deverão estar concluídas em Abril do próximo ano. A morosidade é justificada pelo facto de os trabalhos se concentrarem no período nocturno, para não afectarem o tráfego normal.

Segundo o presidente executivo da ANA, Thierry Ligonnière, que liderou uma visita às obras, o aumento da capacidade far-se-á com a “criação de uma saída rápida na pista e entradas múltiplas”,  que além do mais reduzirão o tempo de circulação das aeronaves em terra.

O aumento da capacidade da pista será, assim, de 60%, o que permitirá ao aeroporto nortenho passar dos 20 movimentos/hora actuais para 32 movimentos daqui a um ano. O que pressupõe poder movimentar 20 milhões de passageiros, contra os 12 milhões registados no ano passado.

O investimento na pista segue-se a outros, no interior da aerogare, nomeadamente na área da segurança, que foi ampliada para lidar com mais passageiros.

This article has 1 comment

  1. O Porto está sempre a crescer mais que a capital Lisboa, seja nos terminais de cruzeiros seja nos de mercadorias, seja no número de pontes, Parabéns