Segunda-feira, Maio 19, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aeroporto internacional da Beira continua subaproveitado

por Augusto Macedo Pinto
29/06/2023
em Opinião
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Ora,  vamos lá falar um pouco do nosso AEROPORTO INTERNACIONAL DA BEIRA!

Quem tem dúvidas que em termos de cumprimento dos seus deveres social, económico e de mercado o Aeroporto Internacional da Beira  é aquele que, perante a sua localização geográfica, melhor serve Moçambique, em primeiro lugar, e todas as suas Províncias, do Rovuma a Maputo e do Zumbo ao Índico?????

E, em segundo lugar, como potencial “gateway” internacional, servindo os tráfegos do Malawi, da Zâmbia, do Zimbabwe, da Republica Democrática do Congo/Katanga, Esswatini, África do Sul e, porque não?,  Europa e América Latina???? Para passageiros e carga.

Claro que não é fácil, em bom rigor, saber quais os factores determinantes para iniciarmos um tráfego aéreo, seja de passageiros seja de carga (e esta com ou sem tarifas protegidas). Mas as necessidades de transporte de passageiros e de carga por via área  também se criam, também se arriscam. Socorrendo-nos do que foi dito em Mercado Global de Frete Aéreo – Crescimento, Tendências, Impacto do COVID-19 e Previsões ( 2023-2028): “Apesar de os transportes terrestres e marítimos continuarem como opções favoráveis, o transporte aéreo de mercadorias é considerado o meio de transporte mais rápido e desimpedido. Com a pandemia do COVID-19, a carga aérea enfrentou desafios significativos em 2020, como queda nos volumes de comércio global, actividade econômica global e enfraquecimento da confiança do consumidor.”.

 o Aeroporto Internacional da Beira  é aquele que, perante a sua localização geográfica, melhor serve Moçambique, em primeiro lugar, e todas as suas Províncias, do Rovuma a Maputo e do Zumbo ao Índico

Como, e de que melhor forma, se pode incentivar o turismo nacional, considerando a localização geográfica do Aeroporto Internacional da Beira? Temos em todas as Províncias do País o calor humano e a inabalável hospitalidade moçambicana, relativamente à Província de Sofala onde se localizam, nomeadamente, o Parque Nacional da Gorongosa (único no Mundo em termos da sua biodiversidade de fauna e flora), as ruinas da Fortaleza de São Caetano de Sofala (construída em 1505), o túmulo de Mary Livingstone, em Chupanga (Lacerdónia), Marromeu, o ananás de Muxungué, o camarão, o caranguejo, as ameijoas,  a garoupa, na diversa restauração e hotelaria da cidade da Beira, de Manica com a sua produção de café, pinturas rupestres, de Tete com a Barragem de Cahora Bassa, a Igreja de Boroma, as águas termais quentes, os seus tradicionais e únicos cabrito, peixes pende fresco ou “chicoa”, e da Zambézia  o seu ananás de Nicuadala, a sua praia de Zalala, a sua mukapata, os seus coqueiros.

Também o Turismo de Importação pode, de forma eficaz,  ser atraído a partir do Aeroporto Internacional da Beira, seja vindo dos países vizinhos ou de países mais longínquos.

Claro que, atempadamente,  as actuais infra-estruturas existentes do Aeroporto Internacional da Beira deverão adaptar-se à nova realidade das necessidades e oferta, seja a qualidade e diversidade dos serviços de restauração existentes, seja das comodidades necessárias, o a/c em bom funcionamento, um quiosque de jornais e revistas (os sapatos já estão garantidos com o simpático, profissional, conversador e culto engraxador que nos dá as boas vindas), tipicas e necessárias comodidades de um aeroporto internacional.

Basicamente,  o que se torna necessário é, em primeiro lugar, acreditarmos que realmente o actual Aeroporto Internacional da Beira tem tudo para dar certo, seja em movimentação de passageiros, nacionais e estrangeiros, seja em expedição, recepção e trânsito  de mercadorias. Há, então, que motivar, sensibilizar os operadores de transporte aéreo para esse efeito, mas nunca ficarmos sentados à espera que façam o trabalho que nos cabe a nós fazer.

As necessidades são evidentes, seja de passageiros, seja de mercadorias. Por que esperam os senhores operadores de transporte aéreo? Estão a ser pressionados pelo mercado, pelas Agências de Viagens e Turismo da Beira ou por outros Agentes Económicos? É público que a ACB – Associação Comercial da Beira está ativa e fortemente empenhada nesta situação. O mesmo ocorrendo  com os Agentes Transitários de Carga Aérea, existentes ou potenciais?

Sabem que mais? O Aeroporto Internacional da Beira  será aquilo que nós quisermos que seja. Está nas nossas mãos, depende de nós.

FICA-NOS O DESAFIO!

AUGUSTO MACEDO PINTO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados