Moçambique continua a investir forte na modernização e ampliação da sua rede de aeroportos. O de Nacala ficará pronto no próximo ano. O de Pemba será ampliado e melhorado, com a participação da portuguesa Soares da Costa.
O aeroporto internacional de Nacala começará a funcionar em 2013, anunciou o chefe do gabinete dos projectos especiais da empresa estatal Aeroportos de Moçambique, citado pelo “O País”.
O futuro aeroporto internacional, que resulta da conversão da base aérea existente no local, custará 114 milhões de dólares, a serem financiados fundamentalmente por um empréstimo de 80 milhões de dólares concedido pelo brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).
A nova infra-estrutura terá uma capacidade inicial de 500 mil passageiros/ano, prevendo-se a sua posterior duplicação.
Em Abril passado, o presidente da Aeroportos de Moçambique, Manuel Veterano, disse que o futuro aeroporto poderia receber aviões de longo curso do tipo Airbus A340, caso o BNDES concedesse um financiamento adicional, cujo montante não revelou.
As obras de reconversão da antiga base aérea de Nacala foram adjudicadas à empresa brasileira Odebrecht, que irá construir os terminais de passageiros e de carga e a torre de controlo e proceder à repavimentação da pista de aterragem, que ficará com 3 400 metros de comprimento (capaz de receber aeronaves dos tipos Boeing 757 e 767).
Entretanto, a Soares da Costa ganhou as obras de reparação e ampliação do aeroporto de Pemba, na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, que regista actualmente um tráfego de 100 mil passageiros, informou a imprensa moçambicana.
O contrato de adjudicação, assinado no fim de semana com a empresa pública Aeroportos de Moçambique, prevê que a Soares da Costa realize os trabalhos em oito meses.
De acordo com Manuel Veterano, presidente da Aeroportos de Moçambique, as obras, avaliadas em dez milhões de euros, contemplam a reparação das aéreas operacionais, da pista, do caminho de circulação, a ampliação da placa de estacionamento e do terminal de passageiros e a construção de um novo parque de estacionamento.