Portugal é o único país com dois aeroportos entre os que mais cresceram em passageiros, em 2014, na Europa, de acordo com o relatório do Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI), que inclui companhias low-cost e os voos charter.
A “Portela” foi o quarto aeroporto que mais cresceu no grupo 2 (tráfego anual entre dez e 25 milhões de passageiros): 13,3%, para 18,1 milhões de passageiros. Lisboa ficou apenas atrás de Istambul, Atenas e Bruxelas.
Já o “Francisco Sá Carneiro” foi quinto no grupo 3 (cinco a dez milhões de passageiros por ano): cresceu 8,7%, para 6,9 milhões de passageiros. O Porto foi somente superado por Basileia-Mulhouse-Friburgo, Lanzarote, Nápoles e Bucareste.
Em termos globais, o tráfego de passageiros nos aeroportos europeus em 2014 aumentou 5,4%. A média nos países da União Europeia foi de 4,9%, tendo Portugal sido dos países que ficou acima dessa percentagem.
Os três aeroportos europeus com mais tráfego continuaram a ser Londres (Heathrow), Paris (Charles de Gaulle) e Frankfurt. Destaque para o facto do aeroporto de Ataturk Istambul ter sido o quarto do ranking europeu, quando em 2013 era “apenas” décimo.
“2014 foi geralmente um bom ano para os aeroportos europeus e o destaca-se o facto de o tráfego de passageiros nos aeroportos da UE ter superado de forma significativa a performance da economia”, referiu o director-geral do ACI Europa, Olivier Jankovec, citado em comunicado emitido a propósito.