Só um em cada quatro aeroportos do país vizinho deu lucro no ano passado. Barajas e El Prat destaram-se nos prejuízos.
Em termos globais, os resultados dos 47 aeroportos espanhóis geridos pela AENA melhoraram em 2010 comparativamente com 2009. Os prejuízos de 275 milhões de euros ficaram 15% abaixo dos 325,2 milhões de euros negativos do exercício anterior. E os resultados operacionais, antes de impostos, melhoraram 20%, para 376,7 milhões de euros negativos.
Dos 47 aeroportos considerados, 27 incrementaram os seus resultados mas apenas dez ficaram acima da linha de água (haviam sido seis no ano anterior). Entre eles estão os aeroportos das Canárias e das Baleares, e também Alicante, Bilbau, Sevilha e Valência.
O aeroporto de Madrid fechou 2010 com prejuízos de 134,72 milhões de euros, menos 37% que em 2009. As receitas cresceram 4,5% e os custos de exploração baixaram 4,8%. E com isso os resultados operacionais melhoraram 40%, mantendo-se embora negativos em 184,5 milhões de euros.
O aeroporto de Barcelona – El Prat, por seu turno, fez um percurso inverso: aumentou os prejuízos em 62% para a casa dos 73,88 milhões de euros, e os resultados operacionais degradaram-se 54% para os 101 milhões de euros negativos. A AENA justificou os números com o aumento das amortizações e com os custos da entrada em funcionamento do novo terminal T1.
A AENA está em processo de privatização. Os seus dirigentes garantem que a empresa de gestão aeroportuária dará lucros em 2012.