O aeroporto do Porto foi o que obteve o melhor entre os cinco aeroportos nacionais certificados pelo ACI como modelos de boas práticas na sua gestão.

Os quatro principais aeroportos da ANA e ainda o aeroporto do Funchal (gerido pela ANAM) são os primeiros aeroportos europeus certificados pelo ACI (Conselho Internacional de Aeroportos) como modelo de boas práticas na sua gestão.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) obteve uma classificação de 78,7%, o aeroporto de Lisboa 75,9%, o aeroporto de Faro 73,9% e o aeroporto João Paulo II (Ponta Delgada) 71,1%. Na Madeira, o aeroporto do Funchal alcançou um resultado de 72,6%.

O modelo de certificação das práticas de gestão dos aeroportos pelo ACI, o ACI/ASQ Assured, é baseado em critérios de auto-avaliação. Os aeroportos desenvolvem planos de acção utilizando os resultados dos inquéritos aos passageiros (ASQ Survey) e das medições de desempenho feitas em todo o Processo Aeroportuário (ASQ Performance). No final de cada ano, cruzam-se os resultados das medições com os dos inquéritos de avaliação de satisfação dos passageiros. Esta informação permite comparar a qualidade oferecida com a qualidade percepcionada.

Em simultâneo, a ANA foi reconhecida pela Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (EFQM) como tendo alcançado a primeira fase (Commited to Excellence) do Modelo de Excelência EFQM.

Comments are closed.