A AF-KLM-Martinair Cargo anuncia para o próximo Verão a retirada de mais dois cargueiros da sua frota, um MD-11F e um B747-400ERF. O grupo perdeu no ano passado 4,6% das cargas, medidas em toneladas-km voadas.
Com os novos cortes agora anunciados, a frota de aviões cargueiros ficará reduzida a oito unidades, incluindo os dois novos B777F da Air France Cargo.
A companhia gaulesa ainda opera com dois Jumbos, que deverão sair da frota até à Primavera de 2015. Uma medida considerada essencial para recuperar os resultados operacionais.
Os B747F assegurarão apenas 10% da actividade mas serão responsáveis por 30% dos prejuízos, de acordo com o director da AF Cargo, Alain Malka, citado pelo “Lloyd’s”.
Nos primeiros nove meses do ano passado, a AF-KLM Cargo reportou prejuízos operacionais de 184 milhões de euros, que compararam com as perdas de 203 milhões do período homólogo de 2012.
No ano passado, a AF-KLM Cargo produziu 10,1 mil milhões de toneladas-km, o que representou uma quebra homóloga de 4,6%. A taxa de ocupação caiu 1,3 pontos percentuais, para os 63,2%, penalizada pelo aumento da oferta nos voos de passageiros.