Balanço 2024
O balanço de 2024 é marcado por diversas questões da maior relevância para as nossas sociedades e também para o mundo da logística. Aqui ficam algumas:
- Os conflitos que se verificaram pelo mundo, com destaque para a Ucrânia e Médio Oriente, os ataques dos Houthis no Mar Vermelho, os acontecimentos no final do ano na Síria, foram eventos que trouxeram grande instabilidade ao mundo a todos os níveis e que não deixam perspetivas muito positivas para o ano de 2025.
- Estes eventos, além de trazerem graves perdas humanas, destruição dos países e suas infraestruturas, fazem também com que outros países acabem por desviar recursos que seria muito importante aplicar na saúde, na educação, na habitação, etc., para serem aplicados neste esforço de guerra, e em especial na Ucrânia no que diz respeito à Europa.
- Estes acontecimentos fazem com que nalguns domínios seja mais difícil baixar os preços e a correspondente inflação, como por exemplo nos combustíveis, gás e agricultura, entre outros.
- As eleições americanas foram também um acontecimento relevante, ficando em aberto para 2025 quais as políticas e estratégias que irão ser seguidas e qual o impacto que irão provocar na UE e no mundo em geral.
- Mesmo com todas as dificuldades referidas, o mundo, e em particular a Europa conseguiu controlar a inflação, estando perto do objetivo pretendido de 2%. Por outro lado, verificou-se no último semestre uma tendência de descida das taxas de juros, algo muito relevante para estados, empresas e famílias.
- A Europa tem grandes desafios pela frente no que diz respeito à competitividade e à inovação em comparação com o mercado asiático e com o mercado dos Estados Unidos. O relatório Draghi alertou para estes factos e as suas razões, tentando indicar um caminho de futuro para a Europa, de modo a fazer frente a esta situação de atraso.
- De referir também, nestes últimos meses, as dificuldades no sector automóvel e nas empresas de componentes na maioria dos países europeus, com destaque para a Alemanha e a França. Estes problemas de redução de produção de veículos, devido em grande parte à produção em grande escala de veículos elétricos por parte dos construtores chineses a preços muito competitivos, provocaram em diversos mercados uma redução da procura e consequente diminuição de componentes, forçando o encerramento de fábricas e redução de volumes, que terminam em redução de postos de trabalho e aumento do desemprego.
- Um fator positivo foi a estabilização dos preços da energia e dos combustíveis em relação ao ano anterior, e esta questão ajudou em grande medida os países, e em especial os sectores que estão muito dependentes dos custos destas matérias-primas.
- Alguns dos acontecimentos referidos anteriormente tiveram consequências positivas ou negativas. No caso do Mar Vermelho, fizeram com que as ligações da Ásia para a Europa / América se tornassem mais caras e mais lentas provocando problemas nas cadeias de abastecimento.
- Em Portugal, 2024 foi um ano de mudança e de perspetivas de mais investimento, maior crescimento e, acima de tudo, de mais estabilidade a diferentes níveis, de modo a continuar a dar confiança ao investimento estrangeiro e nacional, para que Portugal se possa continuar a desenvolver e aproximar-se das melhores economias europeias. O PRR teve já algum impacto, sendo decisivo o seu sucesso nos próximos dois anos para a economia nacional.
- Em geral o sector da logística esteve numa tendência positiva, com crescimentos importantes nas áreas das entregas on-line e respetivas infraestruturas de suporte, entre outros bons exemplos.
- Em Portugal, verificaram-se alguns investimentos importantes, estando também a crescer a procura de novas áreas para instalar infraestruturas para a indústria, retalho e logística, em especial nas zonas da Grande Lisboa e Porto.
- No sector da logística e transportes continuou-se o caminho da descarbonização e da renovação das frotas para veículos mais eficientes e também no crescimento de veículos elétricos no caso das entregas de pequenas embalagens nos grandes centros urbanos.
- A sustentabilidade foi, sem dúvida, um dos temas mais relevantes para as decisões e estratégias das empresas durante o ano de 2024 e será também o caminho a seguir nos próximos anos.
- A escolha da localização do novo aeroporto foi uma decisão importante que preparará o País para ter um hub relevante que possa ligar o mercado brasileiro, africano e americano à Europa e dar resposta às necessidades do turismo.
- Também foi relevante a decisão do TGV para ligar Lisboa ao Porto, sendo também muito importante, mais à frente, ter a ligação a Madrid.
- No caso dos portos, é importante continuar o projeto do segundo terminal de contentores de Sines, melhorando também as vias de comunicação rodoviárias e ferroviárias. Que estão em curso e que se esperam algumas delas concluídas no próximo ano.
- O grande desenvolvimento que se tem verificado no mundo da logística prende-se com uma grande transformação tecnológica que vem sendo feita pelo menos há duas décadas. O ano de 2024 foi mais um ano ativo na evolução de questões como a digitalização, automação, cibersegurança e Inteligência Artificial. Todas estas ferramentas exigem um esforço de investimento muito grande por parte das empresas para dar respostas mais eficazes aos desafios do mercado e aos seus clientes.
Desafios 2025
Os desafios para o ano 2025 são imensos e passam por conseguir terminar alguns dos conflitos atuais, concluir alguns dos projetos em curso e definir a melhor estratégia para um crescimento global. Aqui ficam alguns dos pontos mais importantes:
- É fundamental que a guerra da Ucrânia termine o mais depressa possível. É importante para os ucranianos, e em especial para a Europa. A recuperação da Ucrânia será demorada e o apoio da União Europeia (UE) será seguramente muito relevante. A UE tem de estar focada em muitas prioridades que tem pela frente para o ano 2025 e seguintes.
- No caso da situação no Médio Oriente, é também fundamental que os diversos conflitos em curso terminem e que se abram novos caminhos de paz, que tragam um melhor futuro para a região e para o mundo em geral.
- Com a inflação controlada e com a continuação da descida das taxas de juro, existem melhores condições para as economias poderem crescer mais. É fundamental para a UE que a situação da Alemanha e da França possam dar indicadores positivos para o futuro.
- É também relevante que exista uma união a nível da UE, de forma a poder dar as melhores respostas para o futuro e dar passos importantes na inovação e produtividade em relação aos EUA e China.
…temos de reduzir a burocracia e tornar a vida mais fácil às empresas, continuar a apostar na tecnologia, na digitalização, na automação e na Inteligência Artificial, de forma a tornar as nossas empresas mais eficientes e competitivas no mercado global…
- A atividade logística e o crescimento da mesma estão muito dependentes da confiança e da estabilidade global e dos mercados. Se a economia estiver em recessão, é natural que a atividade logística global seja menor.
- A questão da sustentabilidade é outro tema importante a nível global e europeu. Para continuarmos a descarbonizar, será necessário continuar a investir bastante. Os ritmos deste caminho têm de ser bem pensados para não colocar a economia europeia e as empresas em risco.
- É também muito relevante que a UE volte a apostar na industrialização, de modo a poder combater a dependência da Ásia em especial.
- No que diz respeito a Portugal, temos de acompanhar as políticas europeias, devendo fazer um esforço adicional para cumprir os desafios do PRR.
- Em termos internos, temos de reduzir a burocracia e tornar a vida mais fácil às empresas, continuar a apostar na tecnologia, na digitalização, na automação e na Inteligência Artificial, de forma a tornar as nossas empresas mais eficientes e competitivas no mercado global, aumentando assim a nossa capacidade de exportação.
- No que diz respeito à Logística, é muito importante o Plano Nacional de Transporte e Logística. Portugal encontra-se hoje no 40º lugar do Logistics Performance Index Ranking. Para melhorarmos a nossa resposta temos de realizar uma análise de mercado sobre os terminais de mercadorias multimodais, de modo a avaliar diversas questões importantes, tais como: fluxos de carga de mercadorias (atuais e futuros), terminais existentes e necessidade de novos ou expansão dos atuais. Este trabalho, coordenado pelo IMT com a colaboração de diversas entidades e associações, será da maior importância para preparar Portugal para uma melhor resposta logística.
- A APLOG tentará dar o seu melhor contributo nesta matéria, de forma a poder tornar o nosso País cada vez mais competitivo.
- As nossas atividades, entre as quais destaco, em 2025, o Seminário de Imobiliário Logístico, o Seminário da Logística de Frio, O Seminário As Cidades e a Logística, o Congresso da Logística, entre outros eventos organizados pela nossa associação, com a missão de desenvolver o conhecimento na logística no nosso País.
- É por isso fundamental que as nossas empresas continuem a modernizar-se a nível tecnológico e a nível de recursos humanos, para poderem cada vez mais dar uma reposta positiva e serem competitivas a nível global.