Terminadas as greves dos trabalhadores portuários em Lisboa, a Agepor pede que operadores e sindicato cheguem rapidamente a acordo nas negociações que agora vão encetar sobre o novo CCT.
Em comunicado emitido a propósito, a associação dos agentes de navegação “manifesta a sua satisfação com o anúncio do acordo” entre “o Sindicato dos Estivadores e os Operadores Portuários” e diz esperar que “a actividade do Sector em Lisboa possa, finalmente, conhecer a paz social duradoura e estável, que ajude a recuperar o muito que entretanto se perdeu”.
Para isso, a Agepor apela a que “o acordo definitivo seja rapidamente concluído, de forma a se poder assegurar aos armadores (…) que Lisboa voltou a ser um porto fiável, com o qual se pode contar para o futuro”.
Estivadores e operadores portuários de Lisboa chegaram a acordo na passada sexta-feira. Entre outras condições, foi decidida a readmissão de 47 trabalhadores da A-ETPL dispensados no ano passado, a desconvocação das greves e o início das negociações do novo Contrato Colectivo de Trabalho (para estarem concluídas até Setembro).