Produzir e difundir o máximo de informação de qualidade sobre os movimentos de mercadorias e de navios nos principais portos nacionais é o objectivo dos protocolos firmados entre a Agepor e as administrações portuárias e a APP.

A ferramenta informática que torna possível o trabalho que se pretende dá pelo nome de Ageporstats e foi desenvolvida por iniciativa, e a expensas, da associação dos agentes de navegação.

A aplicação, “muito potente”, como a definiu Rui d’Orey, presidente da Agepor, em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, trabalhará toda a informação que, já hoje, os agentes de navegação carregam para a Janela Única Portuária em cada um dos portos e referente às mercadorias e aos navios por si agenciados.

É um imenso manancial de informação que até agora tem estado praticamente desaproveitado, e que a partir daqui ficará ao dispor dos agentes de navegação e das administrações portuárias, “que assim ficarão a conhecer melhor os mercados e os fluxos de mercadorias, e com isso poderão ser mais activos na dinamização da actividade marítimo-portuária e na captação de navios e cargas para os portos nacionais”, referiu o dirigente associativo.

“É uma iniciativa muito importante e interessante”, sublinhou Rui d’Orey.

Do lado dos portos, a parceria com a Agepor insere-se também no “programa de redução de custos para a exportação e incremento da transparência e funcionamento do mercado”, como sublinha a APP em comunicado emitido a propósito.

 

Os comentários estão encerrados.