A AIDA Cruises pretende equipar os seus navios com baterias de iões de lítio para armazenamento/fornecimento de energia eléctrica.
A primeira instalação está prevista para 2020. A iniciativa da AIDA Cruises tem como parceiros a Corvus Energy, que instalará os sistemas, a ABB e a Siemens. A ideia é aproveitar os conhecimentos adquiridos com o projecto-piloto para depois colocar sistemas de baterias em outras embarcações da frota da companhia alemã de cruzeiros.
“O nosso objectivo é a operação de navios neutros em emissões”, indica, em nota de imprensa, Michael Thamm, CEO do Costa Group e da Carnival Asia. Thamm acrescentou que a electrificação dos navios é um dos marcos importante nesse sentido.
Este acordo vem, de resto, no seguimento da aposta da companhia do grupo Carnival no gás natural liquefeito (GNL). A AIDA Cruises encomendou três navios movidos a GNL. A primeira das três embarcações (AIDAnova) foi entregue em Dezembro de 2018, enquanto a segunda será baptizada na Primavera de 2021. O terceiro tem entrega programada para 2023.
A AIDA Cruises anunciou, além disso, em Julho último, que está a preparar os primeiros testes de utilização de pilhas de combustível num navio de cruzeiros. Os testes às pilhas de combustível ocorrerão em 2021, em colaboração com o estaleiro Meyer Werft. A AIDA Cruises participa na iniciativa que está a ser desenvolvida no âmbito do projecto Pa-X-ell 2 do Ministério dos Transportes e Infra-estrutura Digital da Alemanha.