Sábado, Junho 10, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Air France e KLM regressam ao Porto mais de dez anos depois

por T&N
27/03/2017
em Aéreo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Foi em 2006 que a Air France voou pela última vez para o Porto. Regressa quinta-feira. A KLM cessou as operações no “Francisco Sá Carneiro” ainda há mais tempo, em 2000, e estará de volta em Maio. Para a AF-KLM Cargo, a aposta centra-se nos envios expresso, adianta ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Amílcar Horta, director comercial.

AF-KLM

De uma assentada, o aeroporto do Porto (re)ganha duas companhias de bandeira para o seu cada vez mais vasto portfolio de clientes. Já a partir da quinta-feira, a Air France voltará a operar entre o Porto e Paris/Charles de Gaulle. Para 15 de Maio anuncia-se o regresso da KLM.

Os voos da Air France acontecerão, no imediato, “às terças, quintas e sábados, e entre 17 de Julho e 30 de Agosto haverá também ligações às segundas, quartas e sextas-feiras”. No caso da KLM, a companhia holandesa operará “diariamente” entre a Invicta e Amesterdão.

No imediato, a oferta é valida para o horário de Verão, “mas se tivermos sucesso poderá continuar”, admite o responsável.

Carga expresso na mira

Para o negócio da carga, a oferta de capacidade é muito limitada. A Air France operará “um Airbus a320, o que nos dá uma capacidade de 1 500 quilos, ou 10m3)”, enquanto a KLM disporá de um Boeing B737-300, “onde não teremos mais de 200kg, ou 2m3”, reconhece Amílcar Horta.

Ainda assim, será, muito provavelmente, uma lufada de fresco para uma operação que, actualmente, assenta exclusivamente no transporte por camião. “Actualmente, fazemos dois camiões Air France por semana, às quartas e sextas-feiras, entre o Porto e Paris, e três camiões KLM para Amesterdão, às terças, quintas e sextas-feiras”.

Esta oferta manter-se-á, por motivos óbvios.

Quanto à oferta de capacidade nos aviões, “o mercado está atento e há perspectivas de o produto ser usado para carga expresso”, de menores volumes e mais sensivel ao factor tempo.

Recorde-se que durante muito tempo a Air France teve um cargueiro semanal no Porto, numa operação alavancada pelo negócio da Zara/Inditex, mas agora “o cargueiro só vem em situação spot, nomeadamente quando temos embarque de cavalos para o México”.

Mais carga e menos receita

Mesmo sem aviões no Porto (voa para Lisboa), no ano passado a AF-KLM Cargo movimentou “cerca de 3 700 toneladas” e realizou um volume de negócios de “sete milhões de euros”. Valores que comparam com as “3 400 toneladas” e os “7,5 milhões de euros” de 2015.

Ou seja, “transportámos mais carga por menos euros”, sintetiza Amílcar Horta, que justifica a evolução sobretudo pelo “destination mix (transportando cargas para destinos que pagam menos)” e pela “concorrência, ambos acontribuirem para o esmagamento do yield“.

 

 

Notícias Relacionadas

CMA CGM Air Cargo com 3 novos destinos
Aéreo

Parceria CMA CGM e AF-KLM já está no ar

03/04/2023
Paris reforça na Air France-KLM para manter direitos de voto
Aéreo

Paris injecta mais 1,4 mil milhões na Air France

16/02/2023
JTM estreia compra de combustível verde
Aéreo

JTM estreia compra de combustível verde

12/07/2022
A seguir
Analistas saúdam fusão NYK, MOL e K Line

Singapura autoriza fusão NYK, MOL e K Line

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Transtejo: primeiros ferries eléctricos chegam até Junho

Baterias da Transtejo têm novo financiamento

09/06/2023
Navios a metanol ganham encomendas

Navios a metanol ganham encomendas

09/06/2023
Mau tempo arrasta contentores no Corvo

Mau tempo arrasta contentores no Corvo

09/06/2023
O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

09/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist