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Air France estreia voo intercontinental com óleo de fritar

por T&N
19/05/2021
em Aéreo
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A Air France realizou o primeiro voo intercontinental, entre Paris e Montreal, utilizando um combustível com 16% de óleo de cozinha.

Com este biocombustível, produzido na refinaria da Total tem em La Mède, perto de Marselha, o A350 da Air France emitirá menos 20 toneladas CO2, afirmaram numa declaração as quatro empresas parceiras na experiência.

A Airbus, a Air France, a Total e a Aeroportos de Paris (ADP) sublinharam que esta iniciativa conjunta concretiza a ambição de descarbonizar o transporte aéreo e desenvolver a produção em França de combustíveis sustentáveis para a aviação, um “pré-requisito” para a utilização nos aeroportos do país.

Segundo os cálculos da Air France, a utilização desta mistura de óleo de fritura representa um custo adicional por passageiro de cerca de quatro euros para a rota entre a capital francesa e a cidade canadiana.

Para evitar uma perda de competitividade, o objectivo é generalizar a utilização destes biocombustíveis a todas as companhias aéreas.

A regulamentação francesa estipula que a partir de 2022, 1% de biocombustíveis devem ser utilizados em todos os voos com partida do país, uma percentagem que terá de aumentar para 2% em 2025 e para 5% em 2030.

Paralelamente à operação de hoje, a Airbus está a realizar uma série de testes para certificar aviões que podem utilizar 100% de biocombustíveis “nas próximas décadas”.

A Air France-KLM gaba-se de ser um dos pioneiros na utilização destes combustíveis, com um primeiro voo de um avião KLM em 2009.

O seu director-geral, Benjamin Smith, salientou que os combustíveis sustentáveis, juntamente com a renovação da frota, são os principais mecanismos a médio prazo para o objectivo de reduzir para metade as emissões de CO2 por passageiro até 2030.

Por seu lado, o director-geral da Airbus, Guillaume Faury, apelou a todos os actores do sector para trabalharem em conjunto para aumentar o peso relativo destes biocombustíveis, que já poderiam ser utilizados com uma mistura de 50% nos aviões, “sem qualquer modificação ou impacto operacional”, o que reduziria o impacto ambiental.

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