O grupo Air France-KLM vai reduzir a frota de aviões cargueiros, dos actuais 14 para apenas cinco até 2016. A companhia mais afectada será a Martinair, que deixará de explorar cinco MD11.
A Air France-KLM já tinha previsto retirar da sua frota dois B747F da Air France e um B747F e um MD11F da Martinair, ao longo de 2015. Contudo, este anúncio retira um total de nove aparelhos da frota de cargueiros do grupo.
No fim de 2016, o grupo franco-holandês estará a operar um total “de cinco aviões de carga, dois Boeing 777F em Paris e três Boeing 747ERF em Amesterdão, em comparação com o total de 14 em 2013”, indica o comunicado enviado à imprensa.
O objectivo da Air France-KLM é devolver a rentabilidade à sua divisão de carga, face a uma recuperação da procura mais lenta que o previsto.
A empresa garante que as consequências sociais da medida ser acauteladas. “O grupo pretende encontrar colocações alternativas internas para todos os funcionários afectados”, é dito no comunicado.
Em Abril, o vice-presidente executivo da Air Frane-KLM-Martinair Cargo já havia avançado, num encontro com jornalistas, que estavam a ser estudadas várias opções para a frota. Igualmente adiantou na altura que o grupo pretende apostar nos produtos de maior valor, nomeadamente o transporte de medicamentos, e na redução de custos.