A Air France-KLM-Martinair Cargo e a China Southern assinaram um acordo para expandirem a cooperação na carga aérea. As duas companhias já são parceiras desde 2015. O objectivo agora é desenvolver “um modelo de joint-venture entre a Europa e a China”, segundo as partes.
As duas companhias aéreas vão colocar em marcha várias medidas ao longos dos próximos anos para atingir aquele objectivo. Desde logo, os parceiros estão a considerar os acordos de partilha de capacidade para capitalizar as “posições fortes da China Southern na China e na região Ásia-Pacífico e as da Air France-KLM na Europa, na África e no Transatlântico”.
As duas partes planeiam, também, combinar as suas redes (porão e convés) para “oferecer mais frequências através dos hubs de Guangzhou, Xangai, Paris-Charles de Gaulle e Amsterdão Schiphol”.
Ambos os parceiros comprometem-se ainda a facilitar o acesso mútuo a esta rede comum e a explorar oportunidades de cooperação na assistência em terra nos respectivos hubs. Reunir as operações sob um mesmo tecto permitirá, acreditam as partes, transferências mais rápidas das cargas de uma companhia para outra.
Além desses aspectos a China Southern e a Air France-KLM identificaram mais um segmento específico de cooperação: o transporte de correio expresso entre a China, a Europa e os Estados Unidos.
O grupo Air France-KLM já faz desta última área de negócio um elemento-chave da sua estratégia de recuperação. Em 2014, lançou um plano de investimento até 2018 de 50 milhões de euros.
Em França, a Sodexi, subsidiária da Air France-KLM e da Geopost especializada em transporte expresso, está instalada num novo edifício que melhora as capacidades de processamento e reduz os atrasos de trânsito.