A Air France-KLM iniciou “o processo de aquisição de uma participação maioritária no capital” da companhia aérea escandinava SAS, na qual já detém 19,9%.
Em comunicado, o grupo Air France-KLM anunciou a intenção de adquirir as participações da Castlelake (32%) e da Lind Invest (8,6%) na SAS. O Estado dinamarquês manterá a participação de 26,4% e os lugares na administração (13,1% do capital estão dispersos).
O valor do investimento será determinado no fecho da operação, dependente das autorizações das autoridades competentes, mas que se prevê ocorra no segundo semestre do próximo ano.
A SAS passará, assim, a ser uma subsidiária do grupo Air France-KLM.
A Air-France-KLM entrou no capital da SAS no Verão do ano passado, e logo então anunciou a intenção de se tornar maioritária num horizonte de dois anos.
“O interesse da Air France-KLM em prosseguir com esta transacção é motivado pela melhoria significativa do desempenho financeiro e operacional da SAS, pelo sucesso da actual cooperação comercial, bem como pela confiança do Grupo no potencial de longo prazo da transportadora escandinava”, refere o comunicado hoje emitido.
A SAS opera com uma frota de 138 aviões, servindo mais de 130 destinos. No ano passado transportou mais de 25 milhões de passageiros e 60 mil toneladas de carga, tendo realizado receitas de 4,1 mil milhões de euros. Emprega 10 500 funcionários.