A Air Nostrum, através da filial ILSA (Intermodalidad de Levante, SA), pretende explorar um serviço de Alta Velocidade entre Madrid e Montepellier, a partir de Outubro do próximo ano.
O serviço ligaria a capital espanhola à cidade do Sul de França duas vezes por dia (em ambos os sentidos), com paragens intermédias em Saragoça, Barcelona, Perpignan e Narbonne.
O material circulante proposto são os Classe 100 da Alstom que estiveram no lançamento da Alta Velocidade espanhola, em 1992, com o Madrid-Sevilha, e que hoje são utilizados pela Renfe precisamente nos serviços entre Espanha e França.
Segundo a ILSA, a ligação Madrid-Montpellier servirá um mercado potencial de 5,2 milhões de viagens/ano.
A candidatura da ILSA já foi apresentada à Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) espanhola. De acordo com os critérios fixados para a abertura do mercado, os novos operadores de ligações internacionais terão de realizar pelo menos 30% do tráfego e do volume de negócios precisamente nos serviços transfronteiriços.