No imediato, as escalas em Viana do Castelo do ro-ro da Louis Dreyfus Armateurs, ao serviço da Airbus, serão mensais. Mas em meados do próximo ano poderão passar a quinzenais, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
“Por ora, o serviço ainda está em fase de testes de operacionalidade e terá uma periodicidade mensal. A partir de Junho de 2023 deverá incrementar a regularidade para quinzenal”, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte conhecedora do processo.
Na segunda-feira, o porto de Viana do Castelo recebeu a primeira escala do ro-ro Ciudad de Càdiz, que assegura o transporte de componentes entre as diversas fábricas da Airbus, na Europa e no Norte de África.
Desta feita, e assim será nos próximos tempos, o navio apenas descarregou “componentes provenientes da Tunísia para montagem em Santo Tirso” (onde a Airbus inaugurou recentemente uma unidade de produção.
A partir de meados do próximo ano, a ideia é passar a carregar em Viana do Castelo componentes made in Portugal com destino ao porto de Nantes – St. Nazaire e à fábrica da Airbus em Toulouse.
A escolha do porto de Viana do Castelo para acolher este novo serviço, deveu-se, essencialmente, “às boas condições de armazenagem (as peças, de elevado valor, requerem isolamento da área de manobras para evitar qualquer dano), às características da rampa ro-ro [flutuante e não fixa como a de Leixões] e ao baixo tráfego de navios”, justificou a fonte ouvida pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Na verdade, nesta sua primeira escala o navio permaneceu atracado apenas duas horas, seguindo viagem de imediato. A escala foi agenciada pela Marmedsa e a operação esteve a cargo da Nogarport.